5 de agosto de 2024

 Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica

A forma de tratamento mais utilizada para a remoção da próstata era a cirurgia aberta, que oferecia mais riscos ao paciente. Com o surgimento da cirurgia robótica de próstata,  permitiu que a técnica de prostatectomia robótica fosse aplicada em larga escala, gerando diversos benefícios aos pacientes. Continue a leitura e entenda mais!


A prostatectomia robótica, feita por laparoscopia com auxílio de um robô, remove por completo a glândula, os tumores e as  vesículas seminais, sendo um dos principais tratamentos utilizados atualmente no combate ao câncer prostático. 


Como é feita a prostatectomia robótica?

A prostatectomia ou cirurgia robótica é um tipo de tratamento cirúrgico bastante moderno e minimamente invasivo.  O cirurgião urologista utiliza o sistema de braços robóticos e câmeras de alta resolução. Todos esses instrumentos são manipulados pelo cirurgião, que fica em um console instalado dentro da sala de cirurgia.


A visão tridimensional, com aumento da imagem de até 6x, traz mais precisão durante a cirurgia. O cirurgião faz de 4 a 6 pequenas incisões, todas medindo até 3 cm no abdômen (abaixo do umbigo).  Assim, por meio das incisões, são inseridas pinças, que ficam acopladas aos braços robóticos.


Uma cirurgia sem complicações normalmente leva de 2 a 3,5 horas. Além disso, é preciso considerar também o período de observação pós anestésica, que pode durar mais duas ou três horas. Assim, só após esse tempo o paciente é levado para o quarto. 


No dia da cirurgia, antes do procedimento, o paciente pode ser medicado com substâncias sedativas, que provocam o sono e, com isso, reduzem a tensão, chegando a sala cirúrgica dormindo. 


Qual o tempo de preparação para a cirurgia?

Embora a cirurgia de próstata robótica ofereça menos riscos e melhor recuperação ao paciente, o procedimento continua sendo um tratamento hospitalar, exigindo um tempo de internação de um a três dias.


Antes do procedimento cirúrgico, o paciente deve  permanecer por oito horas em jejum e, na maioria dos casos, a internação é feita no mesmo dia do procedimento. 


Quais são os benefícios da prostatectomia robótica?

Além da visualização em 3D, com alta definição de imagem e a redução do tremor dos movimentos, há outras vantagens, tais como: 


  • Menor tempo de internação;
  • Cirurgia com pequenas incisões;
  • Redução da dor no pós-cirúrgico;
  • Menos riscos de complicações e menor perda de sangue;
  • Retorno mais rápido do paciente às suas atividades diárias;

A indicação de cirurgia robótica minimamente invasiva deve ser feita por um médico urologista.


A cirurgia robótica oferece muitas vantagens, conforto e uma maior segurança para os pacientes. Se você está enfrentando um câncer de próstata e procura um Urologista especializado para ajudá-lo, sou referência nessa técnica e estou aqui para atendê-lo da forma mais acolhedora e humanizada possível.
Marque seu horário através da página de contato ou pelo WhatsApp (61) 99284-7537.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Infecção urinária passa?
Por Dr. Thiago Vilela 15 de julho de 2024
Não, a infecção urinária não passa diretamente de uma pessoa para outra. Ela ocorre devido à entrada de bactérias no trato urinário, principalmente a partir do próprio corpo.