Urologia Oncológica

Urologia Oncológica em Brasília


O Dr. Thiago Vilela é urologista em Brasília referência em Urologia Oncológica. A urologia oncológica trata de tumores e cânceres no sistema urinário masculino e feminino e sistema reprodutor masculino.

MÉDICO PARA UROLOGIA ONCOLÓGICA EM BRASÍLIA

O Dr. Thiago Vilela é o médico urologista especialista em urologia oncológica em Brasília. A urologia oncológica é um braço da urologia, que tem como objetivo diagnosticar e tratar tumores e câncer no sistema urinário de homens e mulheres e no sistema reprodutor masculino.

Por meio de um tratamento humanizado e efetivo, o Dr. Thiago Vilela oferece atendimento para prevenir, investigar, diagnosticar e tratar tumores malignos nos rins, adrenais, ureteres, bexiga, próstata e testículos.

Agendar consulta

O que é urologia oncológica?

A urologia oncológica é uma área da urologia voltada ao tratamento de neoplasias no sistema urogenital. O foco está na prevenção, investigação, diagnóstico e tratamento dos tumores malignos nos rins, adrenais, ureteres, bexiga, próstata e testículos. Se você tem suspeita de tumores nessas áreas, busque um médico especialista em urologia oncológica para o tratamento.

Quando procurar um urologista oncológico?


Qualquer pessoa adulta, seja homem ou mulher, deve fazer um acompanhamento preventivo com urologista para evitar problemas no trato urinário e, no caso dos homens, no aparelho reprodutor. Com acompanhamento preventivo é possível detectar precocemente se algo não vai bem, potencializando as chances de tratamento e cura. Entretanto, alguns sinais merecem alerta para uma investigação mais profunda com o urologista oncológico, especialmente alterações detectadas no exame de próstata.

PRINCIPAIS TUMORES UROLÓGICOS

O sistema urinário é formado por um conjunto de órgãos que têm o objetivo de separar as substâncias tóxicas do sangue e manter o equilíbrio hídrico do organismo. É fundamental para a saúde do indivíduo que esse sistema funcione da maneira correta. Entretanto, existem tumores que podem acometer essas regiões, vamos esclarecer sobre os principais. Lembre-se que o conteúdo dessa página é exclusivamente informativo, e não deve ser utilizado como diagnóstico ou substituição de uma consulta especializada.

TUMOR NOS RINS

O câncer de rim é duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres e atinge com mais frequência pessoas entre 55 e 75 anos de idade. Se apresenta com um nódulo ou cisto complexo no parênquima renal.

 O tipo mais prevalente é o carcinoma de células renais, subtipo células claras, que se origina nos rins e pode se espalhar pelo corpo.

TUMOR DE BEXIGA

Um dos tipos de câncer mais comuns no sistema urinário. Atingem, principalmente, homens acima dos 60 anos.

TUMOR DE URETER E PELVE RENAL

Os cânceres da pelve renal e do ureter costumam ser carcinomas de células transicionais.São da mesma linhagem do tumor de bexiga e compartilham os mesmos fatores de risco. Dentre eles, o principal é o tabagismo. 

Os sintomas incluem hematúria e, às vezes, dor. O diagnóstico é feito por tomografia computadorizada, citologia e, algumas vezes, biópsia. O tratamento depende de cada caso, mas muitas vezes envolve a retirada do rim, ureter e um “cuff” da bexiga (Nefroureterectomia), realizado por videolaparoscopia ou robótica.


TUMOR NOS TESTÍCULOS

Representam cerca de 1% dos tumores masculinos, com incidência maior entre homens de 15 a 40 anos.

TUMOR DE PÊNIS

Tumor causado por infecções, falta de higiene adequada da região e tabagismo.

TUMOR NA PRÓSTATA

Gera o câncer de próstata, o câncer mais comum da população masculina. Possui crescimento lento e pode ser assintomático por anos.

EXISTE CURA PARA TUMORES UROLÓGICOS?

Sim, existe cura para os tumores urológicos. É preciso uma investigação cuidadosa, analisando cada paciente individualmente. Para ter sucesso no tratamento, é indispensável o diagnóstico precoce. Quando detectados ainda no início, a chance de cura dos tumores e câncer urológicos chega a 90%. Por isso é importante consultar um urologista regularmente para prevenir qualquer tipo de problema que possa se agravar no futuro. Os sintomas podem ser silenciosos e dificultar o diagnóstico, por isso a importância do acompanhamento médico de rotina.

BENEFÍCIOS DO ACOMPANHAMENTO PREVENTIVO

 

Veja porque você deve fazer um acompanhamento frequente da saúde urogenital com o médico urologista.

EVITE DOENÇAS

Evite doenças com o acompanhamento regular do médico urologista.

EVITE COMPLICAÇÕES

O acompanhamento médico regular evita que doenças de simples resolução evoluam para quadros mais graves.

AUMENTE AS CHANCES DE CURA

Por mais grave que sejam, tumores e cânceres do trato urogenital detectados no início têm chances de cura de até 90%.

VIDA SAUDÁVEL

Só com o acompanhamento médico adequado você garante saúde para a sua vida, sem dores e preocupações com as doenças.

MÉDICO HUMANIZADO

O Dr. Thiago Castro está preparado para oferecer um tratamento humano e empático, ouvindo, em primeiro lugar, o paciente e suas queixas com atenção e cuidado. A saúde do paciente está em primeiro lugar e, para que isso aconteça, é necessária atenção total e tratamento individualizado.

Agendar agora
Share by: