
Qual o médico para câncer de pênis?

O médico para câncer de pênis é o urologista oncológico, médico experiente no diagnóstico e tratamento de tumores que acometem a saúde dos órgãos do trato urinário, como bexiga, pelve, ureteres, rins, entre outros.
O câncer de pênis é um tumor que pode aparecer no órgão genital ou apenas na pele que o recobre, causando alterações na cor e textura da pele, além do aparecimento de nódulos ou úlceras que demoram muito para desaparecer.
Esse tipo de câncer é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens, por exemplo, principalmente homens que fumam, são anti-higiênicos nas áreas íntimas ou têm contato íntimo sem preservativo.
Quais os sintomas de câncer de pênis?

Os principais sintomas de câncer de pênis são:
- Nódulos no pênis, glande ou prepúcio;
- Feridas avermelhadas que não cicatriza;
- Pele do pênis grossa;
- Sangramento;
- Inchaço;
- Alteração da cor da pele;
- Corrimento com mau cheiro;
- Dor na virilha.
.
Alguns desses sintomas, especialmente feridas no pênis que não cicatrizam, podem indicar outras condições, como herpes, sífilis ou uma doença autoimune. Portanto, o melhor é consultar um urologista para realizar os exames diagnósticos necessários para confirmar a causa e iniciar o tratamento adequado.
Como é feito o diagnóstico de câncer de pênis?

O diagnóstico de câncer de pênis é feito por um urologista com base na avaliação dos sinais e sintomas descritos pelos homens. Além disso, muitas vezes é necessária uma biópsia para verificar quaisquer alterações nas células do pênis que sejam indicativas de malignidade.
Biópsia
A biópsia envolve a coleta de amostras de tecido do tumor a ser investigado. Essas amostras de tecido são coletadas e enviadas para análise anatomopatológica, que analisa as alterações no tamanho e na forma das células para identificar células cancerígenas ou outras doenças.
Qual o tratamento para câncer de pênis?

O tratamento para câncer de pênis é realizado de acordo com a necessidade clínica de cada paciente, geralmente o tratamento é iniciado com a cirurgia para remover o máximo de tecido afetado possível, seguida de quimioterapia ou radioterapia para eliminar as células tumorais remanescentes.
Dependendo do tamanho e da progressão do câncer, os homens podem ficar com complicações após a cirurgia, como disfunção erétil, porque quanto mais tecido precisar ser removido, maior o risco de afetar os músculos necessários para uma ereção.
Nos casos mais graves e estritamente raros quando o tumor está muito avançado, os médicos podem recomendar a emasculação, que envolve a remoção completa de todo o órgão sexual e testículo.
Urologista para câncer de pênis em Brasília
O urologista para câncer de pênis em Brasília é o Dr. Thiago Castro, médico especialista no cuidado da saúde íntima masculina. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou clicar aqui.